Caracterização

PNSSM - logotipoO Parque Natural da Serra de São Mamede inclui o essencial da serra com o mesmo nome. Este Parque possui uma diversidade paisagística bem expressa na variedade da sua geologia e flora existentes.

À diversidade vegetal acrescenta-se a presença de distintas comunidades de animais, com realce para as aves de presa.

As populações paleolíticas, árabes e romanas, gente medieval, todos deixaram marcas ao longo de um território em que a agricultura foi sempre a atividade dominante

Mapa do PNSSM

Mapa do PNSSM

Flora

No Parque existe uma diversidade florística considerável, com cerca de 800 espécies que aqui encontraram condições ideais para o seu crescimento e desenvolvimento, apresentando características de índole centro-europeia e mediterrânica e características de índole atlântica.

 

Fauna

A área do Parque é de grande importância a nível ornitológico, estando, pelo Atlas das Aves do Parque Natural inventariadas cerca de 150 espécies, sendo que 40 nidificam no Parque.

De assinalar, ainda, a presença de numerosos anfíbios e répteis, sendo esta a zona do país com maior número de espécies destes grupos animais. Das 17 espécies de anfíbios da fauna portuguesa, 14 podem ser encontradas na região. No que respeita aos répteis, na zona de S. Mamede encontram-se 20 das 27 espécies da herpetofauna continental portuguesa.

 

Fonte: http://www.icnf.pt