O Artista

EmíSr_Emiliolio Miranda Relvas, natural de Reguengo, foi um artista popular de excelência tendo ao longo de vários anos expressado as suas vivências, gostos, crenças e até fantasias através de peças em madeira esculpida.

Emílio Relvas, conhecido por “Canas” faleceu em dois mil e cinco com oitenta e oito anos de idade. Em pouco mais de vinte anos, já durante a sua reforma, descobriu por mero acaso o dom de trabalhar a madeira manualmente com o canivete. Era pessoa de fácil trato e por todos acarinhado.

De suas mãos nasceram mais de mil peças, de diferentes formas e tamanhos a partir de vários tipos de madeira e até mesmo de raízes. Cada peça é única e a forma natural da madeira era o ponto de partida para a sua execução.

 

A Coleção

A coleção Emílio Relvas encontra-se divida em quatro temáticas. Assim, temos “O Quotidiano e a Festa” , “Bestiário Fantástico”, “Imagens de Cristo”  e “Imagens da Virgem e dos Santos”.

Ao longo da visita entramos no mundo de Emílio Relvas e passamos pelas suas vivências diárias, em autênticos “retratos” da vida de outros tempos.

Animais e homens são parte integrante das suas peças, assumindo, por vezes formas “fantásticas”.

Para Emílio Relvas, homem de fortes crenças religiosas, Jesus Cristo assume um papel de relevância na sua obra, constituindo a temática mais numerosa.

Além de Imagens de Cristo, também imagens da Virgem Maria e de santos, como S. António, S. João e S. Mamede , que dizia ser seu protetor, revelam toda a sua religiosidade.


Horários

Dias de Abertura e Horário das Visitas:

De Segunda a Sexta-Feira

09H30 – 12H30

14H00 – 17H00

1.º Sábado de cada mês

14H00 -18H00

 

Encerra domingos, Feriados e restantes sábados do mês

Notas:

– Visitas de Grupo requerem marcação prévia;

– Visitas nos sábados, sem ser o 1.º sábado do mês, só por marcação prévia

(até 5 dias de antecedência)

 

Localização

Morada: Rua da Carreira, 7300-404 Reguengo (Edifício da Junta de Freguesia)

Telefone: 245 208 954

Telemóvel: 969 848 741

E-mail: museu.emiliorelvas@frsj.pt