A União das Freguesias de Reguengo e São Julião é resultado da agregação em 2013 da Freguesia de Reguengo e da Freguesia de São Julião.

Com mais de 900 habitantes, a União das Freguesias de Reguengo e São Julião é uma Freguesia rural do concelho de Portalegre localizada em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede.

As suas actividades económicas estão ligadas, maioritariamente, ao sector primário com a produção de produtos endógenos de grande qualidade. A destacar temos a produção de vinho, cereja certificada, castanha, maçã, azeitona, queijo e mel.

 

Reguengo
Orago: S. Gregório. «Reguengo» era a designação que tinham as terras que eram património do rei. É uma freguesia com abundante vegetação e água. Situada no caminho de Portalegre para Alegrete. A igreja paroquial data do século XVIII, com uma fachada simples, com portal de um arco de volta redonda.
Nesta freguesia se situa a Quinta da Lameira, com uma casa solarenga do século XVIII, edificada em 1783 por João da Fonseca Achaioli Coutinho. Possui uma fonte com azulejos azuis e brancos e dois tanques, um dos quais com três patos em mármore. A capela, contemporânea do edifício principal, tem um altar em talha do século XVIII e uma bela imagem de Nossa Senhora das Dores atribuída a Machado de Castro.

São Julião
Orago: É uma freguesia muito característica pela sua localização, na Serra, e pela sua dispersão, sendo constituída por vários lugares: Rabaça, Barrocão, Carvalhal, Casa Nova, Igreja, Alagoinha, Montinho, Monte do Meio, Monte de cima, Monte da Ribeira, Monte Sete, Moutinho e Teixinha.